Benefícios do vinho para o coração

benefícios do vinho para o coração

Os benefícios do vinho para o coração realmente existem. Contudo, ele não é bom somente para esse órgão, mas também para todo o sistema cardiovascular humano.

Muitas são as pesquisas acerca dos benefícios que o vinho – e a uva em si – geram para o corpo.

Uma das explicações para este fato é que o vinho possui ação antioxidante, produzindo efeitos positivos como, por exemplo, a redução dos derrames cerebrais.

Um estudo realizado pela Universidade de Barcelona e publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, trouxe resultados importantes sobre os benefícios do vinho para o coração.

Anteriormente, não era sabido se os benefícios ocorriam devido ao álcool ou a uva presente em sua composição. Contudo, o estudo concluiu que ambos os componentes são responsáveis pelos pontos positivos!

O estudo e seus resultados

O estudo foi realizado com a participação de 67 homens com alto risco de doenças cardíacas.

Primeiramente, eles passaram duas semanas sem realizar o consumo de qualquer tipo de álcool.

Após a limpeza do organismo eles passaram a consumir 30 gramas de vinho tinto com teor alcoólico durante o dia pelo período de um mês. No mês seguinte fizeram o consumo de vinho tinto sem teor alcoólico.

Durante todo o estudo os pesquisadores realizaram exames de sangue para acompanhar as formações de placas inflamatórias que penetravam na parede das artérias.

O resultado foi que o consumo diário de vinho tinto elevou os níveis de interlucina-10.

Essa substância é capaz de inibir as inflamações das artérias. O álcool sozinho e com consumo moderado (30 gramas), foi capaz de trazer benefícios para o sistema cardiovascular dos pacientes.

vinho saúde do coração

Por outro lado, o consumo de vinho tinto sem álcool revelou que houve redução nos níveis de substâncias que estimulam a formação de placas nas paredes arteriais.

A conclusão final foi que a diminuição ocorreu devido aos polifenóis presentes nas cascas ou sementes das uvas.

Tanto as uvas quanto o álcool trazem os benefícios do vinho para o coração, principalmente para aqueles com alto risco cardíaco.

E pode-se dizer que é ótimo até mesmo para quem já convive com problemas desta origem.

O vinho tinto para o corpo  

Estudos da Universidade de Harvard encontraram no túmulo do Rei Escorpião I um frasco que continha resíduos de vinho unido à ervas.

Esse é mais um indício de que há não só benefícios do vinho para o coração, mas também para o corpo.

Não é de hoje que a prática de consumir vinho para a saúde existe!

O estudo testemunhou a importância do vinho e das ervas para os povos antigos em meados da unificação de seu país. E eles não consumiam apenas o vinho! Eles unificavam ervas à bebida como hortelã, bálsamo, sálvia, tomilho, etc.

O consumo de vinho, mais precisamente o vinho tinto, sempre trouxe benefícios.

Antes de ir em busca da sua taça é importante lembrarmos que tudo em excesso faz mal.

Desta forma, se deseja criar o hábito de incrementar o vinho diariamente à sua rotina, faça com cuidado. Além disso, talvez você tenha alergia a vinho e nem saiba.

4 benefícios do vinho para o coração

  • Eleva a saúde do coração: O consumo de vinho tinto com teor alcoólico em consumo moderado é capaz de renovar seu coração. Isso ocorre devido aos antioxidantes que beneficiam as artérias;
  • Melhora os níveis de colesterol: Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition teve como resultado uma elevação no colesterol HDL. Isso, entretanto, melhorou os níveis dos participantes entre 11% a 16%;
  • Elimina os danos dos radicais livres: A ação antioxidante é responsável por eliminar os radicais livres. Eles são os grandes responsáveis pela criação de doenças do organismo; 
  • Auxilia a diabetes: Pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amherst descobriram que o vinho tinto tem capacidade de retardar a passagem da glicose por meio do intestino delgado. Com isso, ele ajuda na prevenção do aumento de níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Os benefícios do vinho para o coração e para o organismo humano são verídicos. E para você que adora essa bebida, é uma ótima forma de unir o útil ao agradável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *