Como armazenar vinhos corretamente
Quando aprendemos mais sobre essa bebida, automaticamente, desejamos saber como armazenar vinhos da maneira correta. Isto é, aprender a preservar as garrafas não só faz com que a bebida fique excelente mas também, faz com que nossa experiência com ela se torne ainda melhor.
Tomar um bom vinho não tem somente a ver com a marca escolhida ou a safra, também é necessário saber conservá-lo de forma correta.
Por isso, se você é um grande fã desta bebida e deseja saber como guardá-la de forma correta, nós vamos te dar algumas dicas essenciais.
Principalmente para quem deseja ter essas bebidas em casa à disposição, saber como armazenar vinhos pode ser o que faltava para não se decepcionar. Então, vamos ao que interessa.
O local ideal de armazenamento de vinhos
Existem alguns fatores importantes e que devem ser seguidos criteriosamente quando o assunto é como armazenar vinhos . Estes são:
- Iluminação;
- Temperatura;
- Posição da garrafa;
- Ventilação;
- Vibração.
Parece complicado né? Mas acalme-se, pois não é tão difícil quanto parece.
Iluminação dos vinhos
Em primeiro lugar, se tratando da iluminação ideal, ela deve ser escura. O local de armazenamento de suas garrafas precisa ser protegido contra qualquer tipo de luz, seja ela natural ou artificial.
Essa exigência é determinada para que não ocorra o aquecimento da bebida, que por sua vez, precisa de uma temperatura ideal e variável de tipo para tipo.
Temperatura dos vinhos
Partindo para a temperatura ideal do vinho, é recomendado que os vinhos sejam armazenados entre 15ºC e 16ºC. Ainda que pareça ser bobagem, as grandes adegas trabalham com essa temperatura de armazenamento.
E em casos de necessidade de diminuição da temperatura ou elevação, o indicado é retirar o vinho do armazenamento e esperar esquentar ou colocá-lo no balde de gelo.
Posição da garrafa
Em relação à posição da garrafa, ela deve ser sempre colocada em posição horizontal.
Essa recomendação acontece principalmente para rolhas de cortiça natural, pois se manterá em contato com a bebida e evitando que ressequem.
Em outros casos como tampas de rosca e rolhas sintéticas, a bebida pode ser armazenada em pé.
Ventilação e vibração
Se tratando da ventilação, quanto mais arejado for o ambiente melhor será para suas garrafas.
Lugares muito abafados podem concentrar bactérias e fungos com mais facilidade. E em relação à vibração, ela deve ser evitada pois podem ocorrer reações químicas indesejadas!
Portanto, se deseja saber como armazenar vinhos de forma ideal, coloque-os onde não há nenhum tipo de agitação do ambiente.
Além disso, é ideal que se evite ficar trocando as garrafas de lugar. O mais indicado é que se faça a limpeza do local de armazenamento 2 vezes – no máximo – ao mês, evitando que as garrafas sejam movimentadas constantemente.
Recomendações finais
Agora que você já sabe como deve tratar suas belas garrafas de vinho, mãos a obra! Aliás, seguindo criteriosamente as recomendações indicadas, seus vinhos serão impecáveis e muito saudáveis. Afinal, os vinhos são bem mais que uma simples bebida, eles são cultura e saúde!
Lembre-se ainda que a geladeira não substitui um local de armazenamento ideal, então não cometa esse erro, pois você já sabe como armazenar vinhos.
Deixe uma resposta