Já pensou em ser um Sommelier? Saiba tudo sobre a profissão

o que é sommelier de vinho

Em busca de compreender o que é sommelier de vinho? vamos trazer as respostas que você precisa!

Não é de hoje que os amantes dessa rica bebida desejam saber cada vez mais sobre tudo que cerca seu bom e admirado vinho. 

Portanto, se você deseja se tornar um sommelier ou apenas sente que precisa tomar conhecimento sobre o assunto, chegou a hora!

Compreenda, posteriormente, o que é e o que faz um sommelier de vinho.

Sommelier significado

Sommelier vem da derivação de sommelière, palavra de origem francesa.

Na época dos antigos senhores feudais e príncipes da antiga Europa Medieval, os deslocamentos dessas pessoas eram acompanhados de seus subalternos.

A fim de serem uma comitiva de retaguarda, eles também eram responsáveis pelas mercadorias como alimentação, bebidas, pratos e talheres de seu senhor. 

O significado da palavra, então, vem da “soma” (em francês, somme) de alimentos que nutriam os senhores, príncipes, etc. A propósito, os animais e as carruagens que os serviam também ganhavam o mesmo nome.

Através de uma nomenclatura natural, todos os “serventes” acabaram sendo chamados de sommierliers. Bom, essa era a função de um sommelier em tempos antigos. Mas, o que é um sommelier de vinho nos dias atuais? veja no próximo tópico!

TOP DA SEMANA: Vinho Pérgola é o queridinho dos brasileiros.

O que faz um sommelier?

A partir do século XIX o sommelier teve seu reconhecimento como especialista em bebida. Atualmente o sommelier é o profissional que faz a escolha e a compra de vinhos, cervejas e outras tipos de bebidas.

Ainda que a função dada soe suficiente, ele também é responsável pelo armazenamento das garrafas, a elaboração de cartas de vinho e recomendações diversas aos clientes.

o que faz um sommelier

Por isso, se algum dia você precisar de dicas para escolher um bom vinho, não hesite em pedir a sugestão de um sommelier. Eles trabalham em diversos estilos de restaurantes e estão sempre auxiliando sobre taças, harmonização e tudo que se relaciona à bebida desejada.

Associação brasileira de sommelier

Agora que você já sabe o que é sommelier de vinho, você pode estar se perguntando o que é necessário para entrar nessa profissão.

A associação brasileira de sommelier é o caminho mais correto para se profissionalizar nessa área. Apesar de ser um investimento alto, para os amantes do vinho é uma área de atuação que vale muito a pena.

Localizada em São Paulo, a associação brasileira de sommeliers possui curso de introdução ao mundo do vinho e três módulos específicos para se tornar um sommelier. Todos os cursos são ministrados em formato presencial e possui certificação inclusa. 

Além dos cursos, o site é o maior portal de informações para os profissionais da área.

Então já sabe, né? Se está pensando em uma nova profissão e já sabe o que é sommelier de vinho, se deseja se tornar um profissional bem qualificado, entre em contato com a associação brasileira de sommelier.

Com seu conhecimento sobre o que é sommelier de vinho, agora você pode não só se tornar um como pedir opinião nos restaurantes que frequenta.

Tomar vinhos e harmonizá-los com suas refeições será uma tarefa ainda mais fácil com a ajuda de um sommelier disponível.

FAQs: Principais dúvidas sobre Sommelier

Onde um sommelier pode trabalhar

O profissional sommelier pode trabalhar em diversos lugares, mas o principal é em restaurantes.

Sommelier onde estudar

Na internet é possível encontrar diversos cursos que capacitam uma pessoa comum e a torna um sommelier.

O que é sommelier em frances

A palavra sommelier remota a França na época medieval e significava “serventes” para denominar as pessoas que traziam as bebidas e comidas dos Lords.

O que significa sommelier

Numa tradução livre, Sommelier significa servente. Mas também é o profissional responsável por montar e indicar vinhos de um restaurante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *