Skip to main content
Calorias do Vinho

Calorias do Vinho: qual tem mais e qual tem menos

Você já parou para pensar nas calorias do vinho? Para pessoas que iniciaram recentemente uma dieta, talvez o nutricionista tenha proibido a ingestão de altas doses de álcool. Além disso, até mesmo nas doses menores é possível encontrar calorias acentuadas. 

Quando escolhemos um vinho para tomar, na maioria das vezes nem nos preocupamos com com a taxa calórica. Mas de uma coisa nós sabemos e podemos afirmar: o vinho é uma das bebidas com o menor teor de álcool que existe. Então, se seu nutricionista vier cortá-lo, questione sobre pequenas degustações, talvez ele libere. 

Então, vamos fazer uma pequena e básica análise em relação às calorias do vinho. Com isso, até mesmo nos momentos em que precisar consumir pouco, você não vai precisar deixar de apreciar seu vinho favorito.

Calorias do Vinho

O que torna o vinho mais calórico?

Todo vinho possui calorias e elas são visualizadas através do açúcar relacionado ao vinho, teor alcoólico. Inclusive, tudo depende também da quantidade que é consumida. Portanto, se você consome com moderação, não precisa se preocupar com altas taxas calóricas. 

Veja a seguir alguns tipos de vinhos mais consumidos e as taxas de calorias que apresentam ao consumidor. Após adquirir esse conhecimento, você começará a olhar para os vinhos com olhos diferentes e se estiver em uma dieta, saberá tomá-los com moderação.

1 – Vinho branco suave: até 9% de teor alcoólico

Existem ainda os vinhos brancos suaves com teor alcoólico que não passa de 9%, entre eles estão Moscato d’Asti e Grüner Veltliner. Uma taça desses vinhos possuem cerca de 134 a 171 kcal.

2 – Branco suave: 9% a 12% de teor alcoólico

Em uma única taça de vinho branco suave estão presentes cerca de 200 a 240 kcal. Alguns vinho brancos suaves mais consumidos com essa taxa são o Tokaji e Silvaner.  

3 – Vinho branco seco: 9% a 12% de teor alcoólico

As Calorias do Vinho branco seco são um pouco mais equilibradas, até por que não possuem tanto açúcar. Em uma única taça desse vinho é possível absorver de 138 a 169 kcal. Dentre os vinhos mais consumidos estão Sauvignon Blanc e Viognier.

4 – Espumante seco Brut

Os espumantes são muito apreciados em datas comemorativas, porém, se você gosta de consumi-los fora dessas datas, saiba que em uma taça contém 184 kcal. Dentre os vinhos espumantes secos que possuem essa quantidade estão Brut Champagne e Brut Prosecco.

5 -Vinho tinto: 11% a 13,5 e 13,5% a 16% de teor alcoólico

Assim como vinho branco, os tintos possuem diversidades entre as Calorias do Vinho. Em uma taça de vinho tinto com 11% a 13,5% pode-se encontrar cerca de 157 a 187 kcal. Por outro lado, nos vinhos tintos de 13,5% a 16% podem ser identificados cerca de 187 a 225 kcal.

6 – Vinhos de sobremesa 

Primeiramente, a forma e consumo deste vinho é diferente. Normalmente são servidos em taças que possuem 90ml. Alguns exemplos de vinhos de sobremesa são Sherry, Sauternes e Passito. A quantidade de calorias presentes são de 203 a 290 kcal. 

Agora que você já tem ideia da quantidade de Calorias do vinho branco, tinto, espumante e de sobremesa, fique mais tranquilo para consumir. É importante ter em mente os exageros desnecessários. Tome seu vinho favorito por apreço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *