Skip to main content
Chaptalização do vinho

O que é a chaptalização do vinho?

Chaptalização do vinho? Pois bem, se você veio até aqui é porque alguma vez já ouviu este termo e quer saber o que é. Quem armazena vinhos em casa sabe o que é chaptalização, mas e você? Deseja saber o que é e para o que serve essa tecnologia que foi nomeada com o sobrenome de um francês?

O que é a chaptalização do vinho

A Chaptalização é uma técnica de harmonização do açúcar no mosto. Portanto, ela pode ser utilizada em casos onde a uva precise de auxílio para ficar um pouco mais madura. Em muitos locais de cultivo de uvas, o clima pode gerar algumas interferências e com isso atrapalhar todo o processo de produção dos vinhos.

Por isso, a chaptalização do vinho acontece, mesmo que não seja muito indicada. Esse processo é nada mais e nada menos do que a adição de açúcar na produção de vinho. Porém, isso também tem se tornado uma grande polêmica e em alguns países essa ação é completamente proibida.

A adição de açúcar rompe os princípios da produção de vinho, que na maioria das vezes, são bebidas muito bem feitas e bem naturais. Então, quando te questionarem sobre esse assunto você já sabe do que se trata.

E por que fazem essa técnica?

Ao contrário do que pensam, a adição de açúcar não deixa o vinho mais doce e sim, com teor alcoolico maior. Afinal de contas, no processo de fermentação da bebida todo o açúcar se torna álcool. Logo, com a adição de açúcar o álcool da bebida acaba sendo criado intencionalmente e não naturalmente.

Muitos não veem nada de errado nisso mas para outros essa prática é muito errada. Mas e você, o que acha da chaptalização do vinho? Será que esse processo pode ser mesmo muito prejudicial à qualidade do vinho? Nós achamos que sim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *