Skip to main content
Combinar Queijos e Vinhos Perfeitamente

Aprenda a Combinar Queijos e Vinhos Perfeitamente

Saber combinar queijos e vinhos pode tornar seu momento de comemoração ou descanso ainda melhor. De nada adianta ter um bom vinho mas tomá-lo comendo um péssimo queijo. Por outro lado, o mesmo acontece com o queijo; de que adianta investir em um bom queijo mas deixar a desejar no vinho? 

Da mesma maneira que o queijo, o vinho é proveniente da terra. Então, ao nos deparamos com uma prateleira cheia de vinhos ou queijos, podemos nos perder na hora da escolha. Os vinhos assim como os queijos, possuem aromas e gostos muito peculiares. Por isso, neste artigo vamos te ajudar na missão da combinação de sabores.

Por que devemos combinar os sabores? 

Existem diversas variedades deste deguste e dessas bebidas.Por isso, Combinar Queijos e Vinhos é tão importante. Pense só: Você comprou um vinho bem doce e um queijo bem cremoso. Você acha que essa combinação cairia bem? A nossa visão sobre ela é ruim, afinal, queijos cremosos se tornam muito mais saborosos com vinhos mais ácidos como o branco e o rosé. 

Compreendeu como é importante saber fazer uma boa combinação na hora dessa escolha? Logo, com o vinho escolhido e o queijo acompanhante casando perfeitamente com o sabor da bebida, as chances de sair satisfeitos é imensa. Confira abaixo algumas dicas de Combinar Queijos e Vinhos.

Queijo Azul

Os queijos com fungos ou azuis podem ser combinados com vinhos doces. Essa mistura de doce do vinho e o salgado do queijo, deixam o paladar bem satisfeito. Principalmente se você acha o queijo azul muito forte, a dica que irá te salvar sempre será o vinho doce. Os vinhos mais indicados para a combinação são os Late harvest, Sauternes e vinho do Porto

Queijo mussarela e mascarpone

Esses queijos que são considerados frescos ficam muito saborosos com vinhos brancos leves. Além disso, a mistura com os vinhos frescos, frutados e ácidos elevados também fica espetacular.

Queijos moles (brie, chamois d’or)

Eles são perfeitamente acompanhados com vinhos brancos produzidos com riesling, gewürztraminer e chardonnay. Neste caso os vinhos tintos também podem ser consumidos e o melhor dele é o pinot noir.

Queijos de leite de cabra ou ovelha (feta, rocamadour e valençay)

Por possuírem um pouco mais de gordura do que outros, para Combinar Queijos e Vinhos neste caso, o ideal é apostar em vinhos brancos leves como sauvignon blanc e riesling.

Queijo de casca dura 

Para se tornar ainda mais prazeroso consumir esses tipos de queijo, aposte sempre um um vinho tinto bastante rico em taninos. O ideal ainda, é que você escolha o vinho com o tempo ideal para seu paladar. Quanto maior o tempo em conserva, mais suave será o gosto do tanino.

Dica especial

Ao realizar uma comemoração ou apenas tirar uma noite para tomar um bom vinho de seu gosto, faça a escolha de pelo menos 6 queijos. Aliás, coloque alguns pãezinhos junto para que você possa limpar o paladar entre um e outro. No fim das contas, poderá compreender como Combinar Queijos e Vinhos de seu gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *