Skip to main content
Como armazenar vinhos corretamente

Como armazenar vinhos corretamente

Quando aprendemos mais sobre essa bebida, automaticamente, desejamos saber como armazenar vinhos da maneira correta. Isto é, aprender a preservar as garrafas não só faz com que a bebida fique excelente mas também, faz com que nossa experiência com ela se torne ainda melhor.

Tomar um bom vinho não tem somente a ver com a marca escolhida ou a safra, também é necessário saber conservá-lo de forma correta.

Por isso, se você é um grande fã desta bebida e deseja saber como guardá-la de forma correta, nós vamos te dar algumas dicas essenciais.

Principalmente para quem deseja ter essas bebidas em casa à disposição, saber como armazenar vinhos pode ser o que faltava para não se decepcionar. Então, vamos ao que interessa.

O local ideal de armazenamento de vinhos

Existem alguns fatores importantes e que devem ser seguidos criteriosamente quando o assunto é como armazenar vinhos . Estes são:

  • Iluminação;
  • Temperatura;
  • Posição da garrafa;
  • Ventilação;
  • Vibração.

Parece complicado né? Mas acalme-se, pois não é tão difícil quanto parece.

Iluminação dos vinhos

Em primeiro lugar, se tratando da iluminação ideal, ela deve ser escura. O local de armazenamento de suas garrafas precisa ser protegido contra qualquer tipo de luz, seja ela natural ou artificial.

Essa exigência é determinada para que não ocorra o aquecimento da bebida, que por sua vez, precisa de uma temperatura ideal e variável de tipo para tipo.

Temperatura dos vinhos

Partindo para a temperatura ideal do vinho, é recomendado que os vinhos sejam armazenados entre 15ºC e 16ºC. Ainda que pareça ser bobagem, as grandes adegas trabalham com essa temperatura de armazenamento.

E em casos de necessidade de diminuição da temperatura ou elevação, o indicado é retirar o vinho do armazenamento e esperar esquentar ou colocá-lo no balde de gelo.

Posição da garrafa

Em relação à posição da garrafa, ela deve ser sempre colocada em posição horizontal.

Essa recomendação acontece principalmente para rolhas de cortiça natural, pois se manterá em contato com a bebida e evitando que ressequem.

Em outros casos como tampas de rosca e rolhas sintéticas, a bebida pode ser armazenada em pé.

Ventilação e vibração

Se tratando da ventilação, quanto mais arejado for o ambiente melhor será para suas garrafas.

Lugares muito abafados podem concentrar bactérias e fungos com mais facilidade. E em relação à vibração, ela deve ser evitada pois podem ocorrer reações químicas indesejadas!

Portanto, se deseja saber como armazenar vinhos de forma ideal, coloque-os onde não há nenhum tipo de agitação do ambiente.

Além disso, é ideal que se evite ficar trocando as garrafas de lugar. O mais indicado é que se faça a limpeza do local de armazenamento 2 vezes – no máximo – ao mês, evitando que as garrafas sejam movimentadas constantemente.

Recomendações finais

Agora que você já sabe como deve tratar suas belas garrafas de vinho, mãos a obra! Aliás, seguindo criteriosamente as recomendações indicadas, seus vinhos serão impecáveis e muito saudáveis. Afinal, os vinhos são bem mais que uma simples bebida, eles são cultura e saúde!

Lembre-se ainda que a geladeira não substitui um local de armazenamento ideal, então não cometa esse erro, pois você já sabe como armazenar vinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *