O mês de Junho chegou, com as festas juninas, trazendo com ele o friozinho característico da época. Há quem goste de um bom chocolate quente, outros, porém, preferem algo mais sofisticado ao paladar. Que tal aprender como fazer vinho quente com maçã e outras formas?

Esta bebida europeia está associada às nossas quermesses e festas juninas, mas nos países europeus é tipicamente servida no inverno, durante as festas de natal.

Algumas pessoas podem confundir o vinho quente como o quentão, porém são bebidas distintas. Para saber, o vinho quente é um mistura de vinho com especiarias. Já no quentão utiliza-se cachaça na receita.

A técnica de misturar especiarias na receita remonta da Grécia antiga, que as utilizavam para prevenir que o vinho estragasse quando estava perto de vencer e para aproveitar as propriedades medicinais dos ingredientes.

Já que o vinho normal e o vinho quente fazem tão bem a saúde vale a pena apreciar a bebida neste inverno, mas se você não quer procurar uma quermesse para aproveitar a iguaria vamos ver algumas receitas para você reunir os amigos e se aquecerem:

como fazer vinho quente para festa junina

Como fazer vinho quente tradicional

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma panela com fogo baixo, adicione todos os ingredientes. Quando a mistura começar a ferver, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

fazer vinho quente com maçã ou outras frutas

Ingredientes:

Modo de preparo

Para fazer vinho quente caramelize o açúcar, adicione a canela, o cravo e todas as cascas e as maçãs cortadas. Misture tudo, acrescente o vinho e deixe ferver. Por fim, coloque os sucos e as frutas picadas. Espere 5 minutos e desligue o fogo.

Melhor vinho para fazer vinho quente

É importante escolher bem o vinho. Como ele será aquecido pode perder suas propriedades. Por isso, atente-se na escolha do vinho.

Sirva o vinho quente em canecas de alumínio ou cappuccino, canecas de cerâmica também são uma boa pedida, enfeite com canela de pau para deixar ainda mais convidativo.

Existem muitas receitas para fazer vinho quente e você pode criar a sua também, utilize especiarias e frutas cítricas para criar um sabor só seu.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *