Skip to main content
como ler rótulo de vinho

Como Ler Rótulo de Vinho: Entenda de Forma Simples!

Você sabe como ler rótulo de vinho? Ao comprar uma bebida como essa para uma ocasião especial é necessário compreender seu rótulo. Isto é, ter essa compreensão pode te ajudar a fazer uma escolha bem melhor do que simplesmente comprar qualquer um.

Se você não entende nada dos rótulos existentes, neste conteúdo você poderá dar início ao seu conhecimento sobre os rótulos de vinho que te atraem. Inclusive, ao realizar uma compra como essa, fazer a leitura correta será sempre importante. Então, sem mais delongas vamos ao que realmente interessa. 

Veja algumas regras simples para servir vinho.

Como ler rótulo de vinho

Os tipos de rótulos de vinhos existentes no mercado

De forma básica e direta, existem dois tipos de rótulo de vinho que circulam pelo mundo. O primeiro deles são os rótulos de vinho do novo mundo. Estes, possuem proveniência de países como Argentina, África do Sul, Chile, Estados Unidos, Brasil, Austrália, etc. e destacam os seus nomes e tipos de uvas. 

Em segundo lugar ficam os rótulos de vinhos do velho mundo. Neles, o destaque é dado ao produtor e a região de cultivo das uvas. Desta forma, são muito comuns em vinhos de Portugal, Espanha, Itália, França, etc. 

A safra

Além do nome, tipo de uva, produtor e região de cultivo existem nos rótulos a safra. Esta, por sua vez, determina o ano em que foram colhidas as uvas de determinado vinho. Essa informação ajuda ainda mais na escolha do vinho ideal. 

Afinal, o consumo dos vinhos possuem datas diferenciadas. Enquanto os brancos e rosés são ideais entre 2 e 3 anos, os tintos devem ser consumidos em até 5 anos. Por outro lado, o rótulo de vinho que não apresenta a safra quer dizer que a colheita das uvas foram em anos distintos.

Maturação e envelhecimento no rótulo de vinho

Se você já viu os termos RESERVA, RISERVA e GRAN RESERVA em algum rótulo de vinho, saiba que é indicativo de um período de envelhecimento ou amadurecimento. Inclusive, dizem que os bons vinhos são aqueles mais velhos ou amadurecidos e sim, isso é um grande fato. 

Este termo é muito comum e regular dentro das vinícolas de países como Itália e Espanha, já que possuem regulamentação específica. Inclusive, os demais países que fazem uso da nomenclatura o fazem de forma irregular.

Graduação alcoólica

A taxa de álcool existente dentro dos vinhos são importantes para a longa vida do produto. Além disso, vinhos que possuem um teor elevado de álcool são considerados mais pesados e quentes em relação ao paladar. Portanto, não deixe de verificar o vol. do teor alcoólico. 

Origem

Quando o rótulo de vinho apresenta a origem de produção, isso quer dizer que o vinho foi criado dentro de todas as normas específicas de determinado local. Ou seja, essas vinícolas possuem um selo maior de qualidade e reputação, sendo então, considerados vinhos muito bons. 

Outras informações no rótulo de vinho

Dentre as demais informações que podem ser encontradas no rótulo de vinho, estão: 

  • Idade das vinhas – quanto mais antiga, melhor a qualidade;
  • Engarrafamento – a origem da garrafa usada para guardar o vinho;
  • Qualidade do terreno (cru) da vinícola – normalmente apresentando diferentes características entre as safras, indicando também uma maior reputação;

Em conclusão, saber como ler o rótulo de vinho pode te ajudar a compreender e avaliar muitos vinhos por aí. A partir de agora, você não vai levar um vinho para casa sem entendê-lo.

Agora que você já sabe como ler rótulo de vinho, veja os vinhos bons e baratos de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *