Skip to main content
como segurar uma taça de vinho

Aprenda Como Segurar Uma Taça de Vinho Corretamente

Você sabe como segurar uma taça de vinho? Para os amantes dessa bebida que faz toda a diferença em diversas ocasiões, aprender a segurar a taça é super importante. É claro que muitas pessoas não se importam com isso, porém, se você quer fazer tudo certinho vamos te ajudar nessa missão.

Muitos acreditam que as etiquetas envolvidas na hora de segurar taças é pura besteira. Porém, mal sabem que elas fazem toda diferença na temperatura, aroma, sabor e até mesmo na cor que a bebida apresenta. 

Como Segurar uma Taça de Vinho

A maneira ideal de segurar uma taça de vinho é por sua haste. Uma vez que você a segurar pelo bojo, pode acabar mudando a temperatura da bebida, deixando marcas de dedos no vidro e dificultando os brindes.

Tomar vinho é considerado para muitos um ato cultural e não somente um ato de comemoração e bebedeira. O vinho é para muitos um momento de apreciação de sabores juntamente com a apreciação de suas ocasiões. Mas vamos compreender melhor sobre taças e vinhos!

Aprenda essa técnica para fazer vinho sem usar uvas

Taças que não possuem haste

O ideal e mais recomendado para o consumo de vinho são as taças que possuem hastes. No entanto, muitos modelos estão sendo criados para o uso da bebida sem hastes. Com isso, a forma de segurar a taça de vinho também é modificada. Nesse caso, as pessoas devem segurá-las sempre acima da bebida para que não modifique sua temperatura.

Taças em geral e como usá-las

Ainda que as taças para o consumo de vinho possuem haste, elas existem com um único propósito: serem usadas de forma correta. Então, a única coisa que diferencia as taças são os próprios vinhos. Existem taças para espumantes, vinhos tintos, vinhos brancos e rosés. Veja a seguir, como são as taças e como devem ser seguradas.

Taça flutê – espumante

O espumante também é considerado um tipo de vinho e você sempre deverá tomá-lo em uma taça específica. O vidro para o espumante é chamado de flutê e possui uma haste extensa assim como seu bojo. A característica do bojo é afilada e usada para que o aroma seja bem apreciado pelo consumidor.

É verdade que pessoas estão emagrecendo ao tomar vinho? Descubra!

Taça ISO – todos os vinhos

Se você quer tomar diversificados vinhos sem precisar ter várias taças, tenha a ISO em casa. Esta taça é muito usada para degustações e recebe bem qualquer tipo de vinho. Portanto, saiba que é um bom começo ter uma dessas à disposição.

Bordeaux e Borgonha para vinhos tintos

Ambas as taças possuem um bojo grande e medianamente arredondado. Aliás, os vinhos tintos precisam de espaço para respirar, então, nada melhor do que esse tipo de taça para tomar bons vinhos como esses. 

Vinhos brancos e rosés

Ao contrário dos vinhos tintos, as taças para o vinho branco possuem um bojo menor devido a necessidade de concentração da temperatura da bebida. Por outro lado, as taças de vinhos rosé possuem um bojo maior e tamanho menor para acentuar a acidez da bebida.

Finalmente, a forma de segurar continua sendo a mesma. Ou seja, para matar a dúvida de como segurar uma taça de vinho, pegue-a pela haste ou no bojo acima da marcação da bebida. Lembre-se, o ideal é sempre a haste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *