Saiba qual é o melhor vinho do Porto

0
110
melhor vinho do porto

Ah! aquela sensação de chegar em casa, depois de um dia tenso, e abrir uma garrafa de um bom vinho não tem preço, muitos são os benefícios do hábito de consumir essa bebida milenar.

O vinho possui substâncias, como o resveratrol, que possui capacidade cardioprotetora e quimioprotetora, outras substâncias também estão presentes na bebida como polifenóis, antioxidantes e flavonóides.

Estudos mostram que o consumo de até duas taças de vinho por dia faz muito bem para o coração e sistema digestivo, além de fazer bem para a alma quando você desfruta da companhia de pessoas queridas.

vinho do Porto

Mas e o vinho do Porto? Pois bem, esse vinho é proveniente da região demarcada do Douro, norte de Portugal, e ficou conhecido como “vinho do Porto” por volta do séc. XVII quando já era exportado para todo o mundo.

Este vinho é diferente porque além do clima diferente da região, o processo de fermentação é interrompido logo no começo, por volta do segundo ou terceiro dia.

Ao vinho, nesta fase, é adicionado uma aguardente vínica neutra, com cerca de 77º de álcool. Por isso o vinho é naturalmente doce, devido ao açúcar natural das uvas não se transformar completamente em álcool e acaba por ser mais forte que os demais com cerca de 19 e 22º de álcool, a doçura pode sofrer variações podendo chegar até um vinho extra seco.

Melhor vinho do Porto

Consideram-se três tipos de vinhos do porto:

Vinho Branco

O vinho do Porto branco é feito de uvas cuja casca, no processo de fermentação, não entram em contato com o mosto e envelhece em balseiros de madeira de carvalho, são jovens e frutados e caracterizam-se pela doçura.

banner wine

Vinho do Porto Ruby

São vinhos tintos que também envelhecem em balseiros e conservam por mais tempo suas características iniciais, devido à baixa oxidação.

Eles possuem uma cor escura, neste tipo de vinhos, por ordem crescente de qualidade, inserem-se as categorias Ruby, Reserva, Late Bottled Vintage (LBV) e Vintage. Os vinhos das melhores categorias, principalmente o Vintage, e em menor grau o LBV, podem ser guardados, pois envelhecem bem em garrafas.

Vinho do Porto Tawny

Este possui uma cor mais clara, um tom de âmbar, isto porque envelhecem durante dois a três anos nos balseiros sendo transferidos para pipas de 550 litros, que permitem um contato maior com a madeira e com o ar, sendo assim o vinho respira mais, oxida e envelhece mais rápido.

Por conta do seu processo diferenciado os Tawny ganham complexidade aromática aprimorando os aromas de frutos secos e ganhando aromas de madeira, tostado, café, chocolate, mel, etc.

Categorias Especiais

Um vinho do Porto standart é aquele que envelhece até três anos. Quando um vinho envelhece mais tempo na madeira é porque pertencem a categorias especiais cuja uvas são de melhor qualidade ou porque foram produzidos em uma ano bom em relação ao clima.

É comum encontrar entre as categorias especiais os Reserva, os LBV, os Tawnies envelhecidos e os Vintage, e os Colheita em menor frequência.

O Vinho do Porto possui características únicas de cor, sabor, aroma e texturas, sendo bem vindo em qualquer ocasião, garantindo requinte, sofisticação e elegância capazes de agradar qualquer pessoa.

Agora que você já sabe qual o vinho do Porto é hora de escolher o seu e apreciar essa maravilha.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here