Skip to main content
temperatura do vinho

Quente ou gelado? Descubra qual a melhor temperatura do vinho

A temperatura do vinho é um dos pontos que o fazem a bebida valer a pena. Para muitos amantes do vinho, seu gosto é tão familiar que pode até passar despercebido. Porém, ao prestar mais atenção nos pontos que realmente fazem um bom vinho, tudo pode mudar para melhor. 

Por isso, saber sobre a temperatura do vinho é mais que importante. No Brasil, as pessoas gostam de tomar bebidas geladas devido ao intenso calor, afinal, estamos em um continente completamente tropical. No entanto, os sábios produtores mencionam que deve-se tomar a bebida em sua temperatura ambiente. 

Por outro lado, essa afirmação é válida somente para locais onde o clima é equilibrado ou frio, normalmente entre 15ºC e 16ºC. Além disso, quanto maior for a temperatura mais predominante será o álcool.  Enquanto isso, quanto menor for a temperatura (fora do ideal), mais amarga se torna a bebida.

A temperatura do vinho também determina a facilidade de sentir seu aroma, por isso, quanto mais gelado estiver menores são as chances de percebê-lo.

Temperatura do vinho

Não se sinta mal por colocar seu vinho pra gelar, mas respeite a temperatura que cada um deles deve ser tomados. Veja a seguir, qual é a temperatura de cada vinho que ajuda a prevalecer o verdadeiro sabor para serem degustados. 

Vinhos Brancos 

  • O brancos leves precisam de temperaturas entre 7ºC e 9ºC;
  • Os brancos licorosos precisam de 10ºC a 12ºC, assim como os vinhos amadeirados e envelhecidos;
  • Os Late Harvest necessitam de temperaturas entre 8ºC e 12ºC.

Rosés

  • A temperatura do vinho rosé deve ser entre 9ºC a 12ºC.

Vinhos Tintos

  • Os tintos leves, precisam de temperaturas entre 12ºC a 15ºC, enquanto os mais jovens ou ausentes de madeira precisam de 14ºC a 15ºC;
  • Vinhos tintos médios tem  a necessidade de 15ºC a 16ºC e os encorpados ou mais envelhecidos precisam de variações entre 16ºC e 18ºC;
  • Vinhos Porto e fortificados precisam de 14ºC;
  • Enquanto Late Harvest depende de temperaturas entre 8ºC a 12ºC e Porto Vintage de 16ºC a 18ºC.

Espumantes 

Neste caso é imprescindível a presença de temperaturas mais baixas. Os espumantes podem ter suas borbulhas evaporadas na presença de temperaturas mais altas.

  • Espumantes Prosecco devem ser consumidos a 6ºC e Champagnes e Cavas a 8ºC;
  • Champagnes Vintage deve ser consumido com temperaturas entre 9ºC e 12ºC.

Pois bem, essas são as temperaturas ideias para apreciação de cada tipo de vinho. Portanto,  se você se considera um bom apreciador dessa bebida, passe a experimentá-la na temperatura ideal e verá a diferença. Certamente, depois que fizer essa experiência nunca mais irá tomar um vinho de forma incorreta. 

Para finalizar, se você possui uma adega climatizada em sua casa, lembre-se de deixá-la sempre entre 15Cº e 16ºC. Mantendo seus vinhos na temperatura mediana ideal será mais fácil tomá-los depois. 

Caso precise esquentar um pouco mais a bebida, deixa-a um tempo na temperatura do ambiente. Por outro lado, caso precise que a temperatura do vinho se torne um pouco mais fria, use balde de gelo. Viva essa experiência com amigos e familiares e passe a tomar os vinhos sempre na temperatura correta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *