O vinho malbec! Quem nunca sentiu água na boca só de pensar neste nome? Produzido através das uvas malbec, uma das variedades de uva mais aclamadas e sofisticadas, este vinho é um dos mais apreciados do mundo. 

A casta malbec é cheia de características e nos traz um perfil frutado e ótimo paladar. A origem da uva Malbec é Europeia, mas já está presente em diversos locais do globo como por exemplo, a Argentina.

Quer saber mais sobre esse vinho repleto de sofisticação? Vamos te explicar como é feito o vinho malbec, quais são suas faixas de preço, os melhores tipos e muito mais…

O que é o vinho Malbec?

O vinho malbec, assim como qualquer outro vinho é produzido através da fermentação entre álcool e mosto de uvas, neste caso, as uvas malbec. Essas uvas são classificadas como viníferas e possui características muito distintas.

Por ter sua origem na Europa, especificamente a França, as uvas malbec podem ser chamadas de diversos nomes. As variedades Malbec são:

Apesar de sua origem, a Argentina é o local mais aclamado quando o assunto é vinho malbec. Este é o lugar do mundo em que se localiza os maiores produtores dessa variedade de uvas viníferas. 

Devido à essa variedade da casta Malbec, o vinho malbec acabou se tornando um dos mais apreciados do mundo.

Seu paladar refinado e rústico foi um dos principais motivos para que ela fosse uma das poucas a ser mesclada para a produção do famoso Bordeaux.

Como é feito o vinho malbec?

Antes de mais nada, as características da uva malbec podem interferir na qualidade do vinho. Quando produzidas em baixas altitudes, pode oferecer um paladar mais ácido e não tão harmonioso do que quando produzido em altas altitudes.

Além do mais, as uvas necessitam de dias quentes e noites frias para que as mais marcantes características possam vir a compor um bom vinho.

DICA: Saiba tudo sobre a profissão de sommelier.

Após a colheita das uvas é necessário selecionar aquelas de melhor qualidade para a maceração.

No processo de maceração está a chave para a qualidade! Neste momento é ideal misturar componentes da casca da uva malbec com a bebida, a fim de determinar a concentração de taninos e sua cor final.

O próximo passo é permitir a fermentação entre álcool e uvas, pois assim as leveduras responsáveis pela alteração química poderão transformar os açúcares das malbec em álcool e tudo mais que for necessário. 

E finalmente, se chega no processo de clarificação, estabilização e período de amadurecimento para que depois possa ser engarrafado. Esse último procedimento é o mais importante de todos, pois altera muitos pontos da bebida como o seu sabor. 

Vinho Malbec Argentino 

Você pode ter ficado um pouco curioso em relação ao vinho malbec produzido na Argentina, certo? E você tem toda a razão de sentir essa curiosidade! Antes de mais nada, se você nunca degustou o vinho malbec argentino, está perdendo tempo e nós vamos te explicar o motivo.

Lembra que dissemos que a Argentina é um local ideal para o cultivo das uvas malbec devido suas características regionais? Pois bem! O solo Argentino possui as características perfeitas que destacam o malbec argentino dos franceses, por exemplo. 

O que mais se destaca nos vinhos malbec são seus taninos fortes, seu toque frutado com a presença de cerejas negras, amoras e ameixas, além de sua textura apreciadamente aveludada. Essas são as peculiaridades do vinho malbec argentino!

Se você está curiosos quanto ao preço do vinho malbec, temos uma ótima notícia! Apesar de ser considerado um vinho super refinado, ele não é caro. Você pode encontrar em algumas adegas custando apenas R$ 26,90, não é ótimo?

São vários os tipos de vinho malbec e se você quer se aventurar para apreciá-los, vá em frente! As chances de que você se decepcione são poucas, apesar de seus paladares e texturas abrangerem todos os gostos.

Gostou das dicas? Comente abaixo se você já experimentou esse vinho e o que achou.


FAQS:

Vinho malbec é bom?

Este vinho é considerado por muitos como um dos melhores vinhos, mas tudo depende de onde foi cultivado.

Vinho malbec é doce?

Esse vinho é considerado seco. Passa por um processo de fermentação duradouro até que o açúcar da uva malbec seja transformado em álcool.

Qual o sabor do vinho Malbec?

A uva malbec é conhecida por sua textura aveludada e seus taninos fortes e harmoniosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *