Vinho aberto estraga? Como e por quanto tempo guardar o vinho

0
198
vinho aberto estraga

Essa é uma dúvida recorrente entre os amantes, profissionais ou amadores, de vinho. Vinho aberto estraga? É possível guardar por quanto tempo o vinho depois de aberto?

Sem muita enrolação, vou responder logo de cara que sim, vinho aberto estraga. E estraga de uma forma muito rápida.

Isso se deve ao fato do oxigênio entrar em contato com o vinho e transformá-lo numa espécie de “vinagre”.

Entretanto, há quem goste de abrir uma boa garrafa de vinho apenas para bebericar e sentir o gosto, mas não é capaz de beber uma garrafa por inteira.

Nestes casos, também existe uma solução para se guardar de maneira correta para que o vinho possa durar mais tempo sem perder seu gosto ou seu sabor.

Por quanto tempo guardar o vinho

Como guardar o vinho após aberto

O vinho deve ser guardado sempre tampado. Isso faz com que o líquido tenha menos contato com o oxigênio.

Um dos problemas é que após a garrafa ser aberta o oxigênio entrará na garrafa e continuará lá mesmo depois de fechá-la. Isto é fato.

Solução: Uma solução encontrada para que diminua a quantidade de oxigênio que fica em contato com o vinho é transferir o líquido para uma garrafa menor – de preferência uma que fique praticamente cheia.

Caso você não tenha conseguido retirar a rolha intacta você pode utilizar rolhas compradas avulsas. Na internet você encontra uma rolha que funciona como uma bomba à vácuo – serve para remover o oxigênio de dentro da garrafa.

As dicas de conservação de vinho após aberto são as mesmas para quando a garrafa ainda não foi aberta. Ou seja, conserve a garrafa em local fresco, mas longe da umidade para evitar fungos. A garrafa deve ser armazenada inclinada – quase na horizontal.

Por quanto tempo guardar o vinho aberto

Como dito acima, nós aconselhamos tomar o vinho por inteiro após aberto, mas seguindo as dicas acima é possível que o vinho dure até 4 dias aberto.

Agora, se você acha que em 4 dias não é capaz de “virar” toda a garrafa você pode usar sua imaginação. Use o vinho para cozinhar.

Se você é um carnívoro nato, usar o vinho para dar uma marinada na carne traz um sabor único para o prato.

Entretanto, o vinho também pode ser utilizado em pratos doces, mas isso será objeto de um próximo artigo.

Espero que tenham gostado das dicas. Deixe seus comentários abaixo para sugestões, críticas e elogios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here