Vinho engorda ou emagrece? Saiba a verdade

0
66
vinho engorda ou emagrece

As perguntas que não querem calar, vinho engorda ou emagrece? nem engorda e nem emagrece? Será que o hábito de beber vinho vai influenciar na dieta?

Não dá para segurar a onda e deixar de comer aquele doce maravilhoso e por tudo a perder ao tomar um vinho, essas perguntas precisam de respostas, urgente.

Já é comprovado que o hábito de beber vinho, moderadamente, pode ter um efeito cardioprotetor e auxilia na digestão, mas e aí vinho engorda ou emagrece? vamos aos fatos:

Açúcar e Álcool

Está aí uma dupla perigosa e bem presente durante o processo de fermentação do vinho, ou seja, quanto mais açúcar e álcool tiver um vinho mais calórico ele vai ser. Então quanto mais esse vinho for ingerido, mais calorias serão ingeridas e o resultado pode ser visto na balança. 

Então analisar o teor de açúcar no rótulo antes de ingerir um vinho pode salvar sua dieta. 

  • Vinho Seco: 0 a 4g/L;
  • Vinho meio-seco ou semi-sec: 4,1 a 25g/L;
  • Vinho suave: mais de 25,1 a 80 g/l

A pesquisa científica

O resveratrol é um polifenol, uma substância antioxidante, mais presente nos vinhos tintos, por ser uma substância presente em frutas escuras como: uvas, amoras, morangos, etc.

Segundo reportagem da revista exame, uma pesquisa feita pela Washington State University identificou que o resveratrol é capaz de converter o excesso de gordura branca em gordura marrom, facilitando a eliminação da mesma pelo organismo.

Segundo a pesquisa, a conversão da gordura branca em marrom ajuda na manutenção do equilíbrio do corpo, previne a obesidade e disfunção metabólica.

Resveratrol

Como a presença do resveratrol é mais presente em frutas escuras, então quanto mais escuro for o vinho maior será a concentração da substância, cuja presença traz mais benefícios do que só à ajuda na eliminação da gordura marrom, a substância auxilia também:

  • A prevenção do câncer;
  • Diminuição do colesterol ruim;
  • Aumento do colesterol bom;
  • Possui efeito antibacteriano sendo eficaz na eliminação da bactéria Streptococcus.

Com tantos benefícios assim já dá até vontade de abrir uma garrafa e comemorar até se acabar, certo? Errado.

VINHO ABERTO ESTRAGA? APRENDA A CONSERVAR

Bom caro leitor é aí que mora o perigo: é esse pensamento errôneo que acaba com as vantagens do hábito de beber vinho. Em vez de pensar apenas se vinho engorda ou emagrece vamos lembrar que o consumo abusivo de bebida alcoólica é a causa de algumas doenças como:

  • Cirrose e alcoolismo;
  • Corrobora o aumento de cânceres de fígado, faringe, boca, laringe, esôfago, sangue e colo-retal.

Nos vinhos também é encontrada uma substância chamada Sulfitos, substância inofensiva para a maioria das pessoas, porém aquelas que têm asma podem ter reações adversas.

Por isso o consumo de qualquer bebida alcoólica, incluindo o vinho, deve ser moderado e o equilíbrio deve ser a palavra chave para aqueles que querem levar uma vida saudável e se manter longe de problemas.

Além do mais, como vimos antes quanto maior for a ingestão da bebida, maior será a ingestão de calorias, acabando com a dieta.  

Aperitivos e comidinhas

Quando uma pessoa abre uma garrafa de vinho, geralmente, não é uma regra, mas, geralmente, há acompanhamentos, ou seja, comidinhas, que podem ser desde um jantar ou um almoço, até aqueles aperitivos e petiscos gostosos que combinam tanto com aquela garrafa especial. 

vinho emagrece

A escolha do acompanhamento do vinho é tão importante quanto a própria escolha da garrafa certa para ocasião. Por isso não se pode pensar apenas se o vinho engorda ou emagrece.

Se o pensamento é em ser eficaz na hora da dieta, então a escolha dos acompanhamentos também deve ser pensada, a opção ideal é selecionar um cardápio mais saudável e a quantidade de calorias deve ser de acordo com a expectativa de uma dieta equilibrada.

Então, vinho engorda ou emagrece?

Ainda não há uma certeza, uma afirmação ou uma negativa da parte dos nutricionistas e especialistas sobre se beber vinho engorda ou emagrece.

Ou seja, agora o que é sabido e comprovado é que se o consumo for moderado a bebida faz bem para saúde e produz efeitos benéficos para o corpo. Então para se beneficiar dos efeitos positivos e continuar com o prazer de apreciar a bebida sem perder a dieta a dica é ficar de olho nas calorias do vinho e ficar de olho nos acompanhamentos.

No geral o hábito de beber vinho faz muito bem.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here