Skip to main content
Vinho Para Acompanhar Sushi

Os Mais Adequados Tipos de Vinho Para Acompanhar Sushi

Para quem gosta de comida japonesa, saber escolher o vinho para acompanhar sushi pode fazer toda a diferença. Cada dia que passa fica ainda mais comum misturar os sabores culinários! Por isso, não faltaria muito para chegarmos até o sushi com o vinho. 

Mas e aí, você sabe fazer essa combinação? Se não, gostaria de prender? Ainda que pareça bobagem e qualquer vinho possa cair bem com seu prato de sushi, veja as dicas que separamos para você. Ah, fique livre para fazer o experimento com amigos e familiares no happy hour; temos certeza que não irá se decepcionar. 

Cuidado com alguns ingredientes vilões do sushi

Para realizar essa combinação sem que as coisas deem errado, você deverá se atentar à alguns ingredientes do sushi. Alguns deles podem não cooperar com a degustação e o melhor a se fazer é deixá-los de fora da mesa. 

Para saber qual é o correto vinho para acompanhar sushi, aprofunde-se em quais ingredientes devem ser excluídos.

Teriyaki 

Este molho é um dos mais amados pelas pessoas que adoram comer sushi. Porém, o doce e a textura um pouco mais densa pode ser um grande empecilho para se saborear alguns vinhos, se não todos eles. 

Shoyu

O shoyu foi criado inicialmente para ajudar na conservação de alimentos. Essa é apenas uma curiosidade! O sabor salgado desse molho deixa qualquer apreciador de sushi satisfeito, no entanto, o ideal é deixá-lo de fora da mesa quando a ideia é apreciar um bom vinho. 

Essa recomendação não serve para todos os tipos de vinho, porém, alguns deles podem se tornar ainda mais amargos que o normal. Ou seja, é melhor deixá-lo para outro momento, né? 

Wasabi 

Por conta de sua extrema picância, este molho também precisa ser deixado de lado por um momento. O wasabi é servido em quantidades bem pequenas, mas se você puder evitá-lo, sua apreciação será muito melhor! 

Vinhos que acompanham o sushi

Agora que você já tem as dicas necessárias para aproveitar o vinho escolhido, confira a lista de vinho para acompanhar sushi . 

Vinhos Brancos

Principalmente os leves de acidez elevada! Uma boa dica são os vinhos Pinot Grigio, Sauvignon Blanc e Muscadet. Estes e outros da mesma natureza podem ser ótimas escolhas para completar a noite de comemoração com sushi!

Vinhos Espumantes

Neste caso, opte pelos vinhos espumantes mais secos e esqueça os mais doces. Extra Brut ou Brut Nature são algumas dicas. Os vinhos muito doces podem causar um desconforto no sabor, principalmente por ser um alimento considerado exótico.

Vinhos tintos 

Por mais que os dois acima sejam mais indicados sobre o vinho para acompanhar sushi , muitas pessoas não abrem mão de um bom vinho tinto. Neste caso, o ideal é que não seja aqueles passados em barris de carvalho, tome como dica o Pinot Noir e o Boujolais.

Agora que você compreende melhor que para essa combinação é necessário bastante atenção, junte os amigos e peça um bom sushi. Aproveitem a experiência para escolherem juntos os vinhos que serão tomados. Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *